Você sabe qual é seu público alvo?

O seu cliente é o seu maior patrimônio e além de saber qual o perfil ideal para o seu seguimento é importante saber como lidar com cada um deles.

Vamos falar sobre 6 tipos, e dar algumas dicas:

1º - Cliente "dependente":

  • Esse é o tipo de cliente que mais demanda atenção;
  • Em geral, eles estão começando suas atividades, ou usando pela primeira vez seu produto/serviço;
  • Para eles, quando falamos de prática, ou tempo de atuação na área, tudo ainda é novo, teem conhecimento, mas ainda sua empresa está começando a andar e precisa de acompanhamento e direção.

Dica:  para fidelizá-los é importante produzir conteúdo e informá-los, trazê-los pra perto e mantê-los a par das novidades.

2º - Cliente "desorganizados":

  • Quantas vezes você já ouviu:“nossa, esqueci!” “que documento é esse?” “Até quando eu posso te entregar isso?” "não sei onde coloquei", etc.
  • Estes são aqueles que dão trabalho, pois normalmente tem dificuldades em se organizar.

Dica: uma boa dica é contar com soluções que o ajudem na organização, dê dicas à eles de ferramentas de organização. Exemplos: agenda google, lembretes, sistemas financeiros, passo a passo. Uma dica legal pra você é utilizar o whatsapp business, com ele poderá cadastrar seus clientes e enviar lembretes para vários de uma única vez, vale a pena procurar saber mais.

3º - Cliente "nervosinho":

  • Os clientes nervosos são ríspidos e podem ter dificuldades na hora de conseguir organizar e passar suas ideias;
  • Existem também os casos em que uma predisposição negativa pode ter sido criada e direcionada para algum funcionário específico da empresa.

Dica: a única forma de acalmar os ânimos é entregar o produto/serviço de qualidade, no prazo e ter calma para ouvir críticas. Não tente falar mais alto que ele, tenha resiliência para resolver conflitos.

4º - Cliente "especialista":

  • Gostam de participar intensamente de tudo que se diz respeito ao seu negócio; 
  • Costumam ter bastante conhecimento técnico e são bem exigentes quanto a qualidade do produto/serviço prestado que escolheram.

Dica: use a tecnologia e métodos para ter mais agilidade nos processos, tendo mais tempo para prestar uma consultoria a este cliente, ele gosta de detalhes.

5º - Cliente "tradicional":

  • Normalmente já estão no mercado há muito tempo;
  • São de uma geração mais antiga;
  • Tendem a ser mais desconfiados;
  • Podem ter dificuldades em se adaptar às mudanças e acompanhar a atualidade.

Dica para lidar: mostre para eles que a tecnologia e as mudanças atuais não são um bicho de 7 cabeças e veio para ajudar na gestão. Treinamento, ensinamentos, acompanhamento são muito importantes para esses perfis, afinal, estão tentando mudar radicalmente suas raizes e querem se sentir seguros com a mudança.

6º - Cliente "conversador":

  • Eles gostam de conversar, compartilhar a rotina, o planejamento da empresa e até falar da vida pessoal;
  • Divulgam para toda sua rede de contatos situações que acontecem ao seu redor;
  • Buscam sempre inovações, estão atentos aos canais sociais e novidades;
  • Fazem propagandas verbais onde quer que estejam, sejam elas boas ou ruins;

Dica para lidar: nesses casos sempre é bom conversar e acompanhar para não ser surpreendido ou ser "trocado", por outro fornceor que oferece novas tecnologias e que tem produtos e serviços mais "inovadores". 

Vale ressaltar que os acompanhamentos são enssenciais em todos os perfis, pois através dele você não corre o risco de seus clientes ficarem insatisfeitos de alguma forma e o perderem para a conorrência.

  • Lembre-se esteja pronto a atendê-los da melhor maneira possível, como eles gostam de ser atendidos;
    Treine e prepare sua equipe;
    Busque inovações no mercado;
    Saia da rotina;
    Surpreenda seus clientes;