Muitos vendedores tem dificuldades de construir relevância em seus argumentos e performar melhor no WhatsApp. porque, desconhecem as técnicas que podem acionar na cabeça do cliente o desejo de compra. Falo isso para você não se acomodar e buscar novos métodos, pois dessa forma obterá grandes resultados.

Quer apresentar o seu produto, construir credibilidade com palavras poderosas, estreitar o vínculo com um atendimento diferenciado e aplicar técnicas para superar objeções? Então confira essas 9 dicas que preparei especialmente para você, segue elas: 

1. Seja generoso

Quando o cliente pedir alguma informação ou orçamento, padronize a sua primeira resposta. Diga, em todas as respostas, se possível: “Obrigado pelo interesse no meu trabalho, fico feliz de você poder contar comigo”. Tenha em mente que os clientes e prospects adoram ser tratados de uma forma diferenciada. Comece o diálogo de uma forma generosa, agradecendo, se aproximando e criando conexão. Com esse primeiro passo as pessoas percebem valor em você rapidamente. Assim como presencialmente, o cliente no WhatsApp compra “você”, sendo assim, seja uma pessoa especial e de bom senso.

2. Agilidade

Sabemos que os clientes e prospects tem pressa, precisam de respostas e dicas para melhorarem os seus negócios. Cada mercado tem a sua necessidade e urgência. Procure, na medida do possível, se programar para responder rápido, pois isso ajuda o cliente a tomar uma decisão na hora de comprar. Pense como o cliente:  “Se o meu vendedor respondeu rápido, providenciou o orçamento, me passou todas as informações, esteve comigo na hora da negociação, entendeu minhas necessidade é com ele que vou fechar, pois não quero correr o risco de ser atendido por outro fornecedor que não me oferece essa atenção diferenciada”. O cuidade, atenção e a rapidez faz toda diferença. 

3. Use palavras poderosas na negociação

Certas palavras despertam na cabeça do cliente o desejo de comprar. Isso serve para o WhatsApp, presencialmente, telefone, e-mail e internet. Em relação ao WhatsApp, inclua na sua conversa palavras poderosas, fortes que geram impacto positivo e despertam na mente do cliente o desejo de negociar com você e que podem acelerar o processo de fechamento dos seus negócios. Confira elas: 

Alegria, poder, imaginar, resultado, sucesso, lucro, redução de custos, irresistível, incrível, inspirador, segredos e descubra

Inclua algumas dessas palavras, pois dessa forma a sua negociação vai se tornar mais persuasiva e colocará você mais próximo do fechamento.

4. Mande textos curtos e provocativos

Se você está buscando uma resposta dos seus clientes, não termine o seu texto com uma afirmação. Pense comigo: qual a chance do seu cliente responder? Quase nenhuma, concorda? Então quando você escrever no WhatsApp, tente ser objetivo, claro e termine sempre com um ponto de interrogação, pois dessa forma o cliente se sente na obrigação de responder.

5. Envie áudios persuasivos

Acontece muito dos clientes e prospects esquecerem daquela mensagem escrita que você mandou, pois recebem diariamente muitas mensagens de grupos, listas de trasmissão e em alguns momentos visualizam mas esquecem de responder. O elemento mais poderoso do áudio é a voz. Dica: não mande áudio se estiver irritado, pois o cliente percebe e isso pode prejudicar o andamento dos seus negócios. A voz tem que ser entusiasta, agradável e confiante.

6. Crie as suas listas de transmissão

Você pode criar uma lista de transmissão no WhatsApp e enviar suas mensagens para até 256 pessoas. O mais relevante dessa ferramenta é que as pessoas recebem a mensagem de forma individual, tornando a sua ação personalizada, além de atingir todas as pessoas ao mesmo tempo. Você pode criar várias listas de transmissão com diferentes assuntos, segmentando o seu público e aos poucos se tornar autoridade na percepção de seus clientes. 

7. Mande fotos dos seus produtos

Tire fotos dos seus principais produtos com uma excelente iluminação e com um fundo clean para impactar na percepção do cliente. Escreva, uma mensagem com apelo do benefício que o cliente ganha se adquirir o seu produto naquele momento. As imagens criam conexões e se tornam familiares para as pessoas, deixando a sua estratégia mais impactante na mente dos futuros consumidores. Dica: envie uma vez por semana e sempre quer for enviar algo para o seu cliente seja claro de como o cliente vai ganhar adquirindo o que está ofertando. 

8. Como escrever para o cliente ler e responder

A primeira frase que você irá usar em sua mensagem tem que despertar interesse/atenção do cliente, por isso é muito importante que a chamada seja curta e objetiva. Exemplo disso: 3 dicas para o seu escritório de contabilidade faturar mais! 

Outro ponto importante, deixe um espaço entre um parágrafo e outro. Isso deixa o texto mais leve e agradável. Para fechar o seu texto, diga o que o cliente tem que fazer. Por exemplo: “deixe o seu e-mail e receba dicas exclusivas para o seu escritório” ou “responda essa mensagem e um brinde exclusivo da nossa marca".  Simplesmente instigue o seu cliente a responder. 

9. Periodicidade e constância de conteúdo

Separe dois dias por semana na sua agenda para enviar dicas, artigos, vídeos rápidos, mensagens de inspiração e conteúdos que atendam às necessidades dos seus clientes. 

Por exemplo: nas terças-feiras, envie dicas de como seu produto/serviço pode ajudá-los em seus resultados; na quinta-feira, encaminhe um depoimento curto de um cliente que comprou e está satisfeito com seu atendimento. O ideal é que você faça um planejamento mensal numa planilha com todos os conteúdos que você vai mandar para não ficar “batendo cabeça” na hora criar materiais relevantes para seus clientes.

Realizando com frequência, além de educar os seus clientes, você se torna uma autoridade e acaba sendo escolhido no momento da compra.

Agora que você já tem essas 9 dicas, pense em como você pode trazer essas informações para o seu negócio, adapte e escreva tudo que estiver surgindo na cabeça. Dessa forma, os detalhes mais importantes não serão perdidos.

Agora, liste as 5 dicas que você achou mais relevante e planeje para começar a colocar em prática imediatamente.

É o momento de sair da zona do conforto e obter ótimos resultados!