Taxas de juros mais baixas e prazos mais longos de pagamento. Esses são os principais atrativos dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na hora de contratar um empréstimo consignado. Essa modalidade de crédito tem as parcelas descontadas diretamente no benefício. Por isso merece mais atenção. Antes de contratar um empréstimo é sempre importante entender a finalidade do crédito e a porcentagem do salário que será comprometida com a dívida.

Importante: para quem não pretende realizar um consignado, é possível bloquear o benefício para esse tipo de serviço, sem precisar ir a uma agência do INSS. Dessa forma, ninguém, nem mesmo os fraudadores, conseguirão fazer o empréstimo. Depois, se o beneficiário precisar de algum dinheiro extra, ele pode pedir o desbloqueio.

A contratação de qualquer empréstimo é uma transação comercial privada, realizada exclusivamente entre a pessoa e a instituição financeira. Cabe ao INSS apenas a operacionalização dos pagamentos e descontos. Para que o segurado possa realizar esse tipo de operação, ele precisa desbloquear seu benefício para empréstimos.

De forma preventiva, o INSS bloqueia todo benefício for novo para a contratação de empréstimos por 90 (noventa) dias, contados a partir da data de concessão. Após esse prazo, a pessoa pode solicitar essa operação pelo Meu INSS usando a conta Gov.br (selo ouro ou prata), ou por meio de agendamento pelo telefone 135.

Caso o beneficiário identifique empréstimos não solicitados em seu benefício, ele deve acessar o site https://www.consumidor.gov.br/ e registrar a reclamação. Este site é mantido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, que desde 2019 cuida deste tipo de situação. Cabe à Senacon determinar o cancelamento do empréstimo. Sendo uma denúncia de golpe, sempre recomendamos que a pessoa também faça um boletim de ocorrência na delegacia de polícia.

O INSS segue atento a essas situações e está sempre disponível para orientar e auxiliar o cidadão, além de revisar constantemente suas normas para coibir qualquer prática abusiva. Com essas dicas, quem ganha é o cidadão, que tem mais chances de encontrar condições adequadas às suas possibilidades de pagamento, com segurança e privacidade.

Confira como fazer

O segurado que quiser bloquear ou desbloquear o benefício para empréstimo consignado pode acessar acessar o aplicativo ou site Meu INSS e seguir os passos abaixo:

Entre no Meu INSS;

  • Clique no botão “Novo Pedido”;
  • Digite “bloquear” ou "desbloquear";
  • Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Fonte: Portal INSS

https://www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/pensa-em-fazer-um-emprestimo-consignado-veja-antes-as-dicas-do-inss