Todos estavam acostumados a fazer a busca dos arquivos xmls das notas fiscais eletrônicas, através de sistemas que fazem donwload em lote dos arquivos, e que costumeiramente a SEFAZ liberava os últimos 90 dias a partir do momento em que a empresa fizesse a busca em lote pela primeira vez .

Porém com a públicação da Nota Técnica 2014,002, em Novembro /2021, citando a versão 1.10, os serviços de Web Services, mudaram drásticamente, tanto para pessoa física quanto para jurídica.

No fritar dos ovos, o que se pode entender é que o serviço oferecido pelo Ambiente Nacional, estava congestionando os serviços dos servidores e então resolveram limitar os acessos para que possam ter respiração e não acabem por sucumbir, diante dos usuários.

Para entender melhor é importante saber que o NSU, é o lote disponibilizado pelo SEFAZ, com todos os arquivos xmls dos período desejado, e não serão gerados NSU com período retroativo.

Os sistemas de busca automática de xmls, sempre importavam estes lotes disponbilizados direto do ambiente de NFe. E que isso poderia ocorrer com os últimos 90 dias dos arquivos xmls sem qualquer restrição. Porém a partir da publicação da NT 2014.002, podemos dizer que esse serviço acabou.

Sendo que os novos usuários que farão as buscas dos arquivos somente terão liberados os xmls a partir da data da primeira busca, não tendo mais o acesso as informações dos xmls anteriores a data de inicio da mesma.

Exemplificando na prática isso quer dizer que: Um supermercado mesmo que tenha atividades por muito tempo e que inicie o uso de sistema na data de hoje, para importar seus arquivos xmls de suas notas fiscais de aquisição de produtos e serviços, somente terá acesso aos xls a partir de hoje (dia que iniciou as buscas). E caso este mesmo supermercado, após tendo iniciado a busca destes xmls fique mais de 60 (sessenta) dias sem fazê-lo, terá acesso somente aos arquivos xmls a partir do momento em que iniciar novamente as buscas, ou seja, os demais 60 dias anteriores não estarão disponíveis. O primeiro acesso retornará “cStat=137-Nenhum documento localizado”, somente após 1 hora de uso indevido, é que retornará com os xmls a partir da data de inicio da busca.